Domingo, 21 de Novembro de 2010


A CARUMA (Centro de Artes e Ruralidades de Urgueira, Macieira de Alcôba) já abriu a sua loja em Aveiro, situada na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, nº 85 (Rua Direita). A marca Caruma Arte & Heart surgiu de uma ideia de criar produtos de artesanato de estilo rústico, desenvolvidos por artesãos da região do Carumulo. A Caruma iniciou a sua actividade com três linhas distintas: ferro, madeira e tecidos. Todos os artesãos utilizam métodos e técnicas arcaicas de modelação dos materiais. A marca prima pela qualidade e distinção dos materiais utilizados e pelos acabamentos de excelência. A criação da marca tem como objectivo divulgar as aldeias, criando peças com referências a objectos típicos desta zona, nomeadamente as ferraduras. Pretende-se que a cada peça esteja associada parte da mística, inspiração e tradições das aldeias de Macieira de Alcôba e Urgueira. As peças da Caruma Arte & Heart podem ser adquiridas na Urgueira e em Aveiro, na sede da marca, localizada na conhecida Rua Direita da zona pedonal. Visite-a e descubra-a!



publicado por Armando às 18:34 | Link do post | Comentar

2 Comentários:
De Maria Teresa Castro a 22 de Novembro de 2010 às 18:08
A loja está bonita mas vi lá muitos artigos que não vão de encontro ao aqui explicado. BIJUTERIA! Como explica isso? Os materiais usados não foram feitos com "métodos e técnicas arcaicas de modelação" nem me parecem inspiradas nas "tradições das aldeias de Macieira de Alcôba e Urgueira". Já para não falar nos artigos feitos com feltro a imitar animais e outros. Não me parece que seja fiel aos seus principios.


De Armando Ferreira a 24 de Novembro de 2010 às 18:53
Cara Maria Teresa Castro,

Como deve calcular, não representamso aqui a loja nem a marca CARUMA, pelo que procurámos obter dos responsáveis da mesma uma resposta ao seu comentário. Ela aqui vai:

"A loja em Aveiro comercializa produtos Caruma e produtos Sarabandart. Por uma questão de sobrevivência do projecto, a marca Caruma associou-se à marca Sarabandart, e apesar de serem marcas distintas, partilham o mesmo espaço físico. Com isso, pretende-se rentabilizar recursos potenciando assim o sucesso do projecto.

Como foi dito, os produtos caruma são produzidos com recurso à utilização de métodos e técnicas arcaicas de modelação dos materiais, nomeadamente ferro e madeiras, por artesãos da região do Caramulo, e todos estes produtos encontram-se devidamente identificados na loja. Pretende-se que estes produtos sejam comercializados nas principais casas de artesanato do país, sendo que a loja em Aveiro é apenas o primeiro ponto de venda dos produtos Caruma.

Apesar disso, pretende-se que a loja que abrirá em breve em Macieira de Alcôba, se aproxime mais dos objectivos da Caruma, comercializando maioritariamente produtos da marca."

Esperamos que a resposta tenha ido de encontro às suas questões e preocupações. Aproveitamos a oportunidade para a convidar a continuar a acompanhar este projecto, na certeza de que este agradecerá todo o apoio vindo de pessoas atentas e interessadas nesta temática.

Obrigado pela atenção.
Cumprimentos.


Comentar post

mais sobre mim
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Artigos

Notícia da inauguração

Inauguração da Aldeia Ped...

Recuperação da moinhola e...

Dia Nacional dos Moinhos

Candidatura

O Último Povo da Serra de...

CARUMA

S. Martinho

Aldeia com tradições

Dia Nacional dos Moinhos

Primavera!

Boas Festas

Aldeia Pedagógica do Milh...

Trilho da Aldeia

A capela do outeiro

Outono

Trilho Terras de Granito

Workshop

O antigo estanco

Chão do Ribeiro

O Milagre da Urgueira

Visita da Etnoideia

As eiras e os espigueiros

Restaurante "A Escola"

A aldeia

Os Moinhos

A Moinhola

Actividades de Julho

Museu do Milho

arquivos

Agosto 2013

Abril 2011

Março 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Setembro 2010

Abril 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Links
Deixe Mensagem com comentários, sugestões ou impressões de visita à aldeia
Mapa

Exibir mapa ampliado
Visitas
free hit counters
free hit counters
blogs SAPO
subscrever feeds